Desde a última sexta-feira, 02 de julho, as vacinas contra a COVID-19 estão sendo aplicadas a partir das 13h, em Guaíra. A mudança atendeu à reivindicação da população, principalmente, devido às baixas temperaturas que atingiram o Estado nos últimos dias.
Outra mudança no sistema de imunização é de que será uma idade por dia para evitar que a população fique em fila de espera e aconteçam aglomerações.
Apesar de alterar o horário com tal justificativa, o governo municipal informou que as senhas de o aos imunizantes poderão ser retiradas nos Postos de Saúde, a partir das 08h do dia em que a pessoa receberá a vacina, o que pode causar aglomeração e filas na frente das unidades de saúde.
Para tomar a dose contra a Covid-19 os pacientes devem apresentar documento de
identificação oficial com foto. É obrigatório fazer o cadastro prévio no Vacina Já
(https://vacinaja.sp.gov.br/).
A vacinação de Influenza (gripe) está acontecendo no período da manhã a partir das 7h, nos Postos de Saúde da Família.
Importante: se a pessoa teve Covid, deve aguardar 4 semanas da data de início de sintomas para vacinar. Quem está em isolamento, precisa esperar resultado de exame: se positivo, aguardar as 4 semanas e, se negativo, aguardar melhora total dos sintomas. Os que tomaram a vacina Influenza só podem tomar o imunizante contra a covid após 14 dias.
CRONOGRAMA DESTA SEMANA
(calendário pode mudar conforme a disponibilidade de vacinas) |
|
05/07- segunda
13h – 41 anos |
06/07- terça
13h – 40 anos |
Cadastro no Vacina Já
O Governo Estadual está usando, como uma das ferramentas da dimensão do público a ser vacinado contra a Covid-19, em cada grupo de idades, o cadastro no Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br). Por esta razão, é imprescindível que todos os maiores de 18 anos se cadastrem previamente no site que o Estado criou para estimular e dimensionar a cobertura vacinal dos municípios paulistas. O cadastro prévio também facilita e agiliza o procedimento de vacinação nos postos de imunização montados nas USFs – Unidades de Saúde da Família.
“Uma das variáveis que entram na estimativa do número de doses enviadas pelo Ministério da Saúde para cada público-alvo em cada município é aferida na vacinação da gripe, H1N1, do ano anterior. O problema é que na campanha da H1N1 muitos dos contemplados não compareceram para tomar a dose. Dessa forma, a Secretaria de Saúde está conclamando para que todos se cadastrem para que o Estado calcule com maior precisão o número necessário de doses para Guaíra, o que, para o Diretor de Vigilância em Saúde, Maurício Alves da Silva, deve aumentar o número de doses nas próximas remessas da vacina”, afirma a prefeitura.
O cadastro pode ser feito em computadores, notebooks, tablets ou até mesmo pelo celular no link www.vacinaja.sp.gov.br . O procedimento é simples: ao ar o link, o cidadão elenca sua categoria entre Profissionais de Educação, Profissionais do Transporte ou, para a maioria dos interessados, População Geral. Na sequência, digite no campo determinado, um código de segurança será disponibilizado na hora e siga preenchendo com os dados pessoais.