O governo municipal anunciou, na tarde de ontem, 06, a confirmação do credenciamento da Unidade de Terapia Intensiva “Jorge Barbosa do Prado” da Santa Casa de Misericórdia de Guaíra, feito pela Secretaria estadual de Saúde.
O atendimento foi liberado para ter início nesta quarta-feira, 07 de julho, interligado ao CROSS, a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde; podendo assim, a partir de agora, receber pacientes do SUS.
A unidade já havia sido inaugurada em 19 de junho, com cerimônia realizada na porta de entrada do hospital, contando com a presença de autoridades locais, funcionários e familiares dos homenageados. Na oportunidade, o prefeito interino, Edvaldo Morais, havia anunciado que a UTI já estaria com pacientes naquele momento.
Porém, era necessário autorização do estado para que os pacientes atendidos no gripário municipal e também da região pudessem ser transferidos aos leitos de alta complexidade.
“Equipada com o que há de mais moderno em medicina intensiva, a UTI viabiliza o
atendimento de pacientes graves de Guaíra na própria cidade, tornando o município
independente em relação às grandes cidades para onde eram deslocados quando se exigia o atendimento de alta complexidade. A UTI, concebida e criada em prazo recorde de apenas seis meses, torna o hospital guairense uma referência de Saúde para toda a região”, diz a atual istração.
Lembrando que quem determina a internação de pacientes na UTI é o SUS pela lista do CROSS.
A Santa Casa de Guaíra, além da nova UTI que começa a funcionar esta semana, possui um moderno Centro de Diagnóstico, usina própria de oxigênio e usina de energia solar. Além disso, sua maternidade ará brevemente por uma ampla reforma modernizadora.