Serão feitos exames de papanicolau e mamografias, mas pacientes devem agendá-los com 20 dias de antecedência. A carreta atenderá durante um período em cada uma dos USFs da cidade
Entre os dias 28 de setembro e 11 de novembro, a carreta de exames preventivos da Fundação Pio XII (Hospital de Câncer de Barretos) estará atendendo em Guaíra a demanda de mamografias e papanicolau.
Durante a campanha, a equipe do HC também fará uma busca ativa de casos de câncer de pele; investigação que será realizada nos públicos alvo da carreta e nos frequentadores rotineiros da USF – Unidade de Saúde da Família – onde o veículo estiver estacionado.
A carreta atenderá durante um período em cada uma dos USFs da cidade, mas é importante frisar que os exames têm que ser agendados pelo menos 20 dias antes do atendimento (confira tabela dos locais e datas de atendimento da Carreta).
As munícipes interessadas devem procurar o posto de saúde onde são atendidas e agendar os exames portando xerox dos documentos: F, RG, comprovante de residência e cartão SUS.
A campanha é destinada às mulheres que estão na faixa etária de maior incidência dos cânceres de mama e colo de útero. Serão realizadas diariamente entre 30 a 60 mamografias, para mulheres entre idade de 40 a 49 anos, que devem realizar o exame uma vez por ano, e de 50 a 69 anos, que deve realizar o exame de dois em dois anos.
Já o papanicolau deve ser feito anualmente e o público da campanha é dos 25 aos 64 anos.
A Diretora de Atenção Básica, Silvana Lima ressaltou que a digitalização do atendimento na carreta destacou a necessidade do agendamento prévio. Todos os dados da paciente serão enviados antes para Fundação Pio XII, que montará o prontuário digital de cada uma.
Este procedimento trará mais comodidade para os usuários porque abreviará o tempo de espera para a realização dos exames.
Mulheres fora das faixas etárias da campanha que se interessarem pelos procedimentos devem procurar o atendimento médico na sua unidade de saúde da família, porém em outro sistema de atendimento.
Silvana frisa a necessidade dos exames preventivos rotineiros, porque o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil, e se diagnosticado no início tem grandes chances de cura e tratamento menos doloroso. O mesmo pode se afirmar do câncer de colo de útero, outra patologia que leva à morte e pode ser curada se diagnosticada no início.
Datas e locais do atendimento da carreta
USF – Antonio Manoel da Silva (Jardim Elisa): entre 28/09 à 02/10.
USF – João Bosco Lellis (Nádia): entre 05/10 à 09/10.
USF – Cabo Agnaldo Soares Barbosa (João Vacaro): entre 13/10 à 16/10.
USF – José Vilela Junqueira (Vila Aparecida): entre os dias 19/10 à 23/10.
USF – José Adalberto Lellis Garcia (Tonico Garcia): entre os dias 26, 27, 29 e 30 de outubro, e 03 e 04 de novembro.
USF– Tarcísio Barini (Vivendas) e UBS- Centro de Saúde: 05, 06 09, 10 e 11 de novembro.