Diretoria de Educação instala sistema eletrônico de combate a pombos na Escola “Vera Vitali” 3y810

No ano ado, foi iniciado um amplo programa de combate a esses pássaros vetores de graves doenças, que podem ser transmitidas ao ser humano

Saúde
Guaíra, 19 de março de 2020 - 09h39

Desde que foi construída, a Escola Municipal “Vera Vitali”, no Bairro Joaquim Pereira Lelis, tem problemas com a infestação de pombos, o que inviabiliza a utilização da quadra poliesportiva pelos alunos e prejudica o trabalho dos servidores da instituição educacional.

No ano ado, por determinação do diretor de Educação, o vice-prefeito Renato Cesar Moreira, foi iniciado um amplo programa de combate a esses pássaros que são vetores de graves doenças que podem ser transmitidas ao ser humano.

A primeira ação, em agosto ado, por meio da Empresa t Saneamento Ambiental, de Ribeirão Preto, vencedora do processo licitatório, foi a captura dos pombos e também o controle de natalidade com a remoção dos ninhos. Também foi utilizado um reagente químico inofensivo às aves, mas que irrita as patas obrigando-as a procurar outros locais para pouso, descanso e reprodução. Infelizmente, a medida não surtiu o efeito esperado e as aves continuaram se aglomerando junto à estrutura superior da quadra esportiva.

Já na última semana, um sistema eletrônico foi instalado na quadra pela empresa para afastar os pássaros daquele espaço. De acordo com a responsável técnica da empresa, Patrícia Juliana Joviliano Segatelli, foi instalado o sistema Anti-Pombos que “é um sistema de pulso magnético que pode repelir até 100% das aves do gênero Columba”.

De acordo com a firma licitada, trata-se de um sistema inovador, sem a utilização de veneno ou pasta química, com alta tecnologia que produz repulsão por campo eletromagnético, desorientando o pouso dos pombos, sem causar qualquer dano às aves, aos animais e aos seres humanos.

“Esse sistema produz uma repulsão por campo eletromagnético, exclusivo aos pombos, impedindo-os de ficarem alojados onde estiver instalado o sistema. É um equipamento de alta tecnologia, o que há de mais moderno em barreira física anti-pombos. Tem baixo consumo de energia e não possui ruído”, explicou Patrícia Segatelli.

Renato, juntamente com a diretora da Escola Vera Vitali, Fabiana Godinho, acompanhou o trabalho dos técnicos da empresa. “Pudemos verificar que, com a instalação do sistema, os pombos não estão mais na quadra da escola. Com esse problema resolvido de uma vez por todas, nossos estudantes poderão desfrutar daquele espaço sem riscos à saúde bem como à saúde dos nossos funcionários”, disse o diretor da pasta.

Agora, a quadra poliesportiva da Escola Vera Vitali ará por um processo minucioso de limpeza e receberá nova pintura e reforma de seus equipamentos esportivos.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL! 6xz1v

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente