A corrupção ativa, uma praga que assola nossa sociedade em todas as suas formas, é o ato de buscar vantagem pessoal à custa da moralidade. Ela se manifesta nas mais variadas situações, desde o suborno de um guarda de trânsito até o pagamento de propinas para obter favores indevidos. Um câncer social que não distingue classes sociais, corroendo os princípios de uma sociedade justa. No entanto, enquanto a corrupção busca vantagens individuais, é inspirador observar como a comunidade pode se unir para criar vantagens coletivas.
E no último feriado da Independência, a cidade de Guaíra deu um exemplo notável de como a solidariedade pode criar vantagens para todos. A Corrida do Bem, uma iniciativa promovida pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) em parceria com a Prefeitura de Guaíra, foi muito mais do que uma competição esportiva. Foi um gesto de empatia e compaixão.
Centenas de corredores, vindos de Guaíra e cidades vizinhas, participaram deste evento que teve como propósito arrecadar leite para o Centro de Ação Social Nossa Senhora D’Aparecida, carinhosamente conhecido como Asilo. Em uma corrida que contou com diferentes categorias, o verdadeiro destaque não foi o pódio, mas a generosidade dos participantes.
A Corrida do Bem arrecadou 463 litros de leite, que serão destinados aos idosos atendidos pelo Asilo. Este ato solidário vai muito além de medalhas e troféus; ele demonstra como a comunidade de Guaíra entende que o esporte não deve ser apenas uma competição, mas uma ferramenta para criar vantagens coletivas.
Enquanto a corrupção ativa busca vantagens individuais muitas vezes à custa do bem-estar da sociedade, a solidariedade e a empatia podem criar vantagens para todos. A Corrida do Bem 2023 nos lembra que, quando nos unimos em prol de causas nobres, somos capazes de realizar grandes feitos que beneficiam a todos, especialmente aqueles que mais necessitam. É uma lição valiosa que merece ser disseminada em nossa sociedade, como um antídoto contra os males da corrupção e um exemplo de como podemos construir um mundo melhor juntos.