Durante a última sessão da Câmara Municipal, na terça-feira (22), o então presidente Edvaldo Donizete e o 1º secretário Caio Augusto renunciaram ao cargo da mesa diretora, sendo necessária nova eleição.
Após o encerramento da ordinária, o presidente solicitou ao secretário que lesse sua carta de renúncia do cargo por “motivos particulares”, bem como do vereador Caio, também “por motivos particulares”.
O vice-presidente da Casa de Leis, vereador Jorge Domingos Talarico, assumiu a presidência e conduziu a eleição para os dois cargos. Foi eleito como 1º Secretário o vereador Rafael Talarico e para o cargo de presidente o vereador José Reinaldo dos Santos Júnior.
“Fui escolhido para conduzir o último semestre dessa legislatura, com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos que todos os presidentes fizeram até o momento, de forma muito tranquila, transparente e legalista, ainda mais no processo eleitoral, que é um período mais complicado, porque os ânimos ficam à flor da pele. Mas tenho certeza que todos os vereadores vão cumprir o dever no seu período de vereança, que é de levar boas ideias, discutir leis e fiscalizar o executivo dentro da Câmara. Essa é a pauta do segundo semestre. Vou levar algumas ideias inovadoras, para aproximar ainda mais a população ao legislativo, tendo o ainda mais ao que a Câmara vem fazendo. E buscar a transparência ao máximo do legislativo. Continuo sendo a voz da população, que pode me chamar para verificar qualquer situação. Continuo sendo uma pessoa de apresentar soluções. Acho que temos que buscar respostas, apresentar criticas construtivas a apresentar resoluções para o problema. Como funcionário da população, tenho que trabalhar bem e apresentar o melhor para a comunidade”, disse José Reinaldo.
A atual mesa diretora ficou assim composta: Presidente, José Reinaldo dos Santos Júnior (DEM); Vice-Presidente, Jorge Domingos Talarico (PSDB); 1º Secretário, Rafael Talarico e 2º secretário, José Reginaldo Moretti (PSDB).
SESSÃO
Antes da renúncia e eleição, a Câmara seguiu normalmente sua sessão ordinária, com três projetos de lei na ordem do dia, sendo dois de autoria do Poder Executivo e um da vereadora Maria Adriana de Oliveira Gomes.
Os projetos de lei: número 28/2020, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para a elaboração da Lei Orçamentária para o ano de 2021; e número 29/2020, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a receber bem imóvel a título de doação para prolongamento da rua B, no bairro Reinaldo Stein; foram aprovados pelos parlamentares.
O de nº 03/2020, de autoria da vereadora, que institui no município o “Junho Violeta”, quer tem como objetivo de mobilizar ações contra a violência de idosos, também recebeu aprovação.