Com o aumento de casos de coronavírus no estado de São Paulo e no país, a falta de respiradores nos leitos hospitalares tem preocupado a população. Em Guaíra não é diferente e a comunidade tem questionado a prefeitura sobre a possibilidade de adquirir novos ventiladores para a saúde pública municipal.
Em nota técnica, o Grupo Técnico de Trabalho para o Monitoramento, Prevenção e Combate do Coronavírura esclareceu que o município, bem como a Santa Casa, possui ventiladores/respiradores para a estabilização dos pacientes, caso necessários, até a transferências à cidade vizinha de Barretos/SP.
Porém, afirma que não há como fazer novas aquisições de novos aparelhos, pois “todos fabricantes nacionais estão trabalhando em sua capacidade máxima, todavia toda produção está destinada ao Ministério da Saúde, mensagens e comunicados estes visíveis a todos nos sites de tais empresas fabricantes, assim todos os ventiladores produzidos no Brasil serão destinados ao Ministério da Saúde com fundamento no art. 3º ,VII da Lei Federal nº 13.979”.
Portanto, não se trata de falta recursos para a aquisição de novos ventiladores, se trata de indisponibilidade de mercado para compra de referido equipamento.
O Grupo Técnico ainda reiterou que a Secretaria Estadual de Saúde já providenciou leitos de UTI em hospital referência para ao atendimento dos municípios da região de Barretos.
No que se refere às ações de combate ao COVID-19, a equipe destaca que todas as atividades estão sendo planejadas e realizadas com fundamento em seus dados epidemiológicos e em cumprimento dos protocolos técnicos do Estado e governo federal.
Testes
Referente à realização de testes para o coronavírus aos pacientes guairenses que apresnetarem sintomas similares, o Grupo Técnico alertou que, por determinação do Ministério da Saúde, somente serão submetidos aos testes os pacientes em estado grave e de profissionais de saúde.