UNIFAFIBE está entre os 5 melhores do Estado de São Paulo segundo Inep 1g362h

Centro Universitário conquistou conceito 4 no IGC, o que o coloca em 1º lugar da região e entre os 30 melhores do país. Cursos de Estética e Cosmética e Engenharia Agronômica são respectivamente 2º e 3º melhores

Geral
Guaíra, 9 de dezembro de 2017 - 15h49

No dia 24 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou dois dos seus Indicadores de Qualidade da Educação Superior, referente ao ano de 2016. Foram apresentados os dados do Conceito Preliminar de Curso (C) – indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação –, e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) – indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior.

O Centro Universitário UNIFAFIBE, pelo quinto ano consecutivo, obteve o conceito 4 no IGC figurando na 29ª posição no país, em 5º lugar no Estado de São Paulo e em 1º lugar na região de Bebedouro. Considerando os dados nacionais 0,4% das Instituições obtiveram conceito 1; 14% conceito 2; 66,7% conceito 3; 17,4%, conceito 4 e 1,5% conceito 5.

Segundo o Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Dr. Hélio José dos S. Souza o IGC é um indicador importante, pois avalia a qualidade das Instituições de Ensino Superior de todo o país, públicas e privadas. “Para o UNIFAFIBE, ser avaliado pelo quinto ano consecutivo com o conceito 4 é a demonstração de que estamos cumprindo com nossos objetivos de fornecer um ensino de qualidade e de formar profissionais capacitados para o mercado trabalho, capazes de promover a reflexão crítica para transformar o contexto social em que estiverem inseridos. Acreditamos que com este histórico de ótimos resultados nas avaliações externas realizadas pelo MEC, o UNIFAFIBE se consolida como referência regional na oferta de um ensino superior de qualidade”, afirmou.

Em relação ao C foram avaliados seis cursos de graduação. Educação Física (Bacharelado), Fisioterapia, Engenharia Agronômica, e Estética e Cosmética obtiveram conceito 4 e os Cursos de Enfermagem e Nutrição receberam conceito 3. O resultado colocou os Cursos de Engenharia Agronômica e de Estética e Cosmética em 9º e 12º lugares, respectivamente, no ranking nacional; 3º e 2º lugares no estadual e no primeiro lugar da região.

Prof.ª Me. Luciene de Andrade Bianchi Lopes é coordenadora do Curso de Engenharia Agronômica e comemora a conquista. “É um resultado fantástico do trabalho desenvolvido desde o início do Curso. Sempre houve a preocupação com a boa formação do aluno, não só como atendimento às normativas do MEC, mas também para a inserção futura do mesmo no mercado profissional. Agradecimentos à toda família da universidade, em especial aos docentes do Curso e a nossa primeira turma de formandos de 2016 que abriu esse caminho para as outras turmas”, disse a coordenadora.

O Curso de Estética e Cosmética é coordenado pela Prof.ª Me. Ana Helena Lopes que também ressalta a importância do conceito 4 no C. “Para o Curso de Estética e Cosmética este conceito significa o reconhecimento do trabalho de excelência realizado pelo time de profissionais do UNIFAFIBE”, apontou.

Já o Prof. Dr. Marcelo Porto coordena o Curso de Educação Física e relatou que “a obtenção do 4 no Conceito Preliminar de Curso, representa o reconhecimento do INEP no empenho da Instituição e do Curso, na busca pela excelência no processo ensino-aprendizagem e, renova nossas forças por sabermos que estamos entre os melhores cursos de graduação em Educação Física do país”.

O Curso de Fisioterapia, coordenado pelo Prof. Me. Oswaldo Luiz Stamato Taube, também recebeu conceito 4 no C. “Foi com grande alegria e satisfação que recebemos a notícia, pois a mesma veio para selar todo o trabalho desenvolvido. O resultado nos posiciona entre as melhores Instituições de Ensino Superior do país e da mesma forma mostra que com o empenho dos nossos alunos e o trabalho incansável dos professores conseguimos alcançar o patamar desejado de qualidade no ensino e formação profissional”, comemorou.

Segundo a Profa. Me. Juliana Marino Greggio Marchiori, que coordena o Curso de Nutrição, a conquista foi fruto de muito trabalho e investimento na qualificação do corpo docente e em métodos de ensino inovadores que estimulam os alunos ao conhecimento. “Estamos muito contentes com este reconhecimento e confiantes na formação dos nossos alunos que atuam ou atuarão no mercado de trabalho”, concluiu a coordenadora.

O curso de Enfermagem foi avaliado com conceito 3 e a coordenadora Prof.ª Dr.ª Kelli Cristina Silva de Oliveira relatou que “o diferencial é a busca pela qualidade, parceria com a rede pública de saúde propiciando ações extensionistas de atendimento à comunidade, na forma de prestação de serviços gratuitos e desenvolvimento de estudos, pesquisa e extensão. Também, buscamos a capacitação frequente dos docentes, com enfoque nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, no uso de tecnologias e no incentivo à qualificação docente”.

Os indicadores do Inep, C e IGC, revelam a qualidade dos cursos e das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, com base no ENADE. Em 2016, no Brasil, foram avaliados 4.300 cursos e 195.757 estudantes concluintes e o UNIFAFIBE mais uma vez é destaque entre as Instituições avaliadas.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL! 6xz1v

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente