O vereador Moacir Gregório e o Secretário de Educação, Renato Moreira, visitaram a unidade que deve ser colocada à disposição do Estado para instalação de um polo da universidade
Na manhã de ontem, 13, o vereador Moacir João Gregório (PSB) e o Secretário de Educação, Renato Cesar Moreira, visitaram a escola municipal Francisco Gomes de Souza que poderá receber, a partir de 2018, um polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
O polo foi uma conquista de Moacir o junto ao Governo do Estado, por meio de trabalho conjunto com o Assessor Especial do Vice Governador, Dr. Marco Aurelio Ubiali, o Vice-Governador Márcio Franca, e as lideranças do PSB de Guaíra, como o Assessor Regional do PSB, o empresário Denir Ferreira dos Santos e a presidente do partido, Aparecida Ferreira dos Santos.
Durante a visita à unidade escolar, Gregório e Renato se reuniram com diretores e obtiveram informações sobre a estrutura que pode ser oferecida para implantação da UNIVESP. Como as aulas ocorrem uma vez por semana no período noturno, as atividades não atrapalharão o desenvolvimento das aulas do ensino fundamental, que acontecem em dois períodos, manhã e tarde.
De acordo com o Secretário, a estrutura comporta as aulas da Universidade e ainda disponibiliza um laboratório de informática que poderá ser utilizado pelos alunos. “A escola está bem localizada, além disto tem estrutura suficiente para receber o polo. Vamos trabalhar para que o Estado aceite o que iremos lhe oferecer”, disse Moreira.
O vereador destacou que será uma importante conquista para o município. “Teremos cursos de nível superior gratuitos para a nossa população, com a qualidade de universidades como a UNESP e UNICAMP. Acredito que será uma avanço muito importante para a área educacional de Guaíra, principalmente na área de ensino superior”, destacou Moacir.
A UNIVESP
Atualmente a UNIVESP oferece cursos gratuitos de Engenharia de Produção e Engenharia da Computação, Pedagogia e Matemática através das mais renomadas universidades do Estado, como a USP, Unesp, Unicamp e Centro Paula Souza.
Os polos são espaços físicos nos municípios. Eles oferecem a infraestrutura necessária (computadores, impressoras e o à internet) para o estudante participar das atividades da universidade como provas, discussões em grupo e dos trabalhos orientados por tutores.
Nesses locais, também é possível solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma digital utilizada pelos estudantes para desenvolver as atividades acadêmicas, que incluem as videoaulas e o o ao material didático, bibliografia e sistema para sanar dúvidas com os tutores.